A resposta é NÃO! 

O fator antinúcleo, ou FAN, atualmente chamado de anticorpo antinúcelo, é um dos principais exames usados na determinação das doenças reumáticas autoimunes.  

Porém, nem sempre a positividade do teste determina a presença desse tipo de condição. Estima-se que 20% da população tenha o FAN positivo sem nenhuma doença. 

 

Pode ocorrer, também, por conta de outras situações, como uso de certos medicamentos, infecções, hipotireoidismo ou neoplasias. 

 

O FAN isolado não fecha nenhum diagnóstico. Quando o paciente tem sintomas sugestivos de doença autoimune, ele age como um recurso auxiliar para fechar o diagnóstico. Quando o paciente nada sente, não tem significado.  

Por exemplo, em suspeita de doença mista do tecido conjuntivo ou de lúpus eritematoso sistêmico, um FAN negativo geralmente afasta essas possibilidades.  

Já na hipótese de esclerodermia, síndrome de Sjögren e polimiosite, o resultado negativo torna tais doenças menos prováveis, mas não as exclui totalmente. 

Ou seja, o resultado do FAN deve ser interpretado junto aos sintomas clínicos, pelo médico que o solicitou. 

 

Devemos lembrar que o exame de FAN NÃO É UM EXAME DIAGNÓSTICO, NÃO É UM EXAME DE RASTREAMENTO, NÃO É UM EXAME DE CHECK UP, ele é um exame complementar.  

 

Espero ter ajudado. 

Dra. Tatiana K. Muller 

Reumatologista